Wednesday, September 14, 2005

Dia 14 de Maio - o último cigarro

Ser-se viciado em nicotina é uma das piores sensações que experienciei na minha vida.

A primeira "passa" foi na Bósnia. A Samra tinha daqueles cigarros viciantes com sabor a menta. No ano seguinte na viagem de autocarro de Lyon ao Porto decidi comprar Marlboro Light [talvez por serem os preferidos do meu irmão]

Depois a agravar-se começando por uma brincadeira nos tempos de escola, tendo sempre em conta de que "Eu? eu nunca me viciarei..." Muito estranho é que de facto me viciei...O processo foi muito rápido, bastou que comprasse a primeira caixinha Marlboro, desde então essas caixinhas vermelhas fizeram parte do meu dia-a-dia. Eu admito que era uma fumadora frustrada porque eu fumava e nem sequer tinha prazer em fumar. Sempre tive em vista o melhor momento para parar mas chegava à altura e caía na tentação... fi-lo vezes sem conta até que já não acreditava que algum dia pudesse ter forças para ganhar a luta do vício.O dia 14 de Maio de 2005 foi um dia de glória para mim... Já há muito que esperava por ele e, finalmente, mentalizei-me que aquele era o último cigarro da minha vida!

Comecei a fumar uns cigarritos ocasionais com amigos de escola. Nos furos de horário lá íamos fumar às escondidas. Recordando esses tempos sinto um grande sentimento de camaradagem devido à cumplicidade da "misteriosa fuga", mas isso não é desculpa para começar a fumar. Mais tarde, quando tínhamos estágios de orquestra, e como parte da adolescência em que o "fruto proibído é o mais apetecido", havia sempre alguém que se encarregava de comprar os "rebuçados". Também nas saídas com os meus primos de infância começamos a comprar West que continha 10 cigarritos, então repartíamos os tostões e armávamo-nos em "senhores". Hoje, não tenho a menor dúvida que o facto de se começar a fumar tem a ver com uma auto-afirmação, quando esta é escassa perante aqueles que nos vêem ainda como crianças. Ás vezes a adolescência parece um período que nunca acaba... mesmo tendo 17 anos e feito uma viagem sozinha sem papa nem mama, ter descoberto países sozinha, conhecido pessoas que me dariam 25 anos, a idade alude à adolescência. Talvez começar a fumar tenha sido isso mesmo, mostrar ao mundo que também já tinha idade para pegar num cigarro, incrível, não?

Quando cheguei à Holanda, na solidão dos primeiros dias entretia-me a acender e apagar cigarros no cinzeiro. A dose vai aumentando e em quatro anos passei a fumar 20 cigarros num dia. Já não conseguia imaginar a minha vida sem o vício, como preencher os tempos "vazios", durante um café numa conversa excitante sem a ajuda inspiradora de um cigarro, depois do almoço o apetecível famoso cigarro, na escola já não poderia acompanhar os meus amigos fumadores, no bar com um pouco mais de alcoól, em festas, na praia... bem.. como me alegra saber que consegui ultrapassar o "cabo das tormentas" e sem ajuda de nenhum selo, nem calmantes nem conservantes, deixei o maldito vício!

Já lá vão quatro meses e cada vez mais sinto o ar puro que inspiro e expiro, consigo saborerar a comida, não acorod com aquele mau hálito matinal, tenho os dentes e as maos mais brancas, a minha pele está melhor, as roupas não cheiram a tabaco, o cabelo fica com o cheiro do shampoo todo o dia, o perfume mantem-se todo o dia na pele, previno o cancro do pulmão e tenho mais dinheiro na carteira!!! Mais motivos para deixar de fumar??? Apesar de tudo isto, continuo a divertir-me imenso, e tenho o mesmos amigos de sempre e, contrariamente ao pensava, há mais pessoas a terem mais orgulho de nós quando não somos fumadores ou quando deixamos de fumar. E ainda mais... beijar sabe muito melhor! Beijar um fumador é quase como lamber um cinzeiro...

Truques para deixar de fumar:
- mentalizar-se de uma quebra de rotina / hábito
- deitar fora cinzeiros e isqueiros
- dizer SEMPRE NÃO e prometer a si mesmo que não havera a excepção de "'so um não faz mal"
- anunciar ao circulo de amigos da decisao e pedir-lhes que o apoiem e que nunca, nunca lhe dêem um cigarro. Caso contrario, significará, recaída
- comprar chiclets sem açucar
- dar umas caminhadas e umas corridas
- procurar ocupar-se sempre com algo cativante (namorado/a, Sudoku p. ex)
- esquecer ou tentar não pensar que foi fumador

Pensem nisto, espero que vos ajude! O que custa prometo são os três primeiros dias física e psicologicamente. A partir daí, muita coragem e força de vontade para não recair. Se tal acontecer, haverá sempre uma próxima vez ;) Olhem um pouco este site também me ajudou www.antifumo.com.br

Bem haja!

1 Comments:

Blogger andorinha said...

Olá,
"Ganda miúda!"
Obrigada pelas tuas palavras no blog e pelos beijinhos.
Retribuo-tos a dobrar.
Como já te disse, gostei muito de te conhecer e espero que nos voltemos a encontrar um dia destes.:)
Entretanto, fica bem.:)

11:10 AM

 

Post a Comment

<< Home